O vírus Michelangelo

Conta-se sobre um diálogo entre o Papa Julio II e o artista Michelangelo, no qual, olhando para a maravilhosa obra “David”, o Papa, extasiado, lhe perguntou: “como você conseguiu?” A resposta de Michelangelo foi: “eu só olhei o grande bloco de mármore e retirei o que não era David”.

Esse tempo diferente que interferiu drasticamente no ritmo e modo como vivíamos nos trouxe a oportunidade de muitas reflexões e realinhamentos. Muitos estão perplexos e desesperados com todos os desconfortos, caos e perdas que estamos enfrentando com tudo isso. No entanto, apenas lamentar tornaria a nossa condição ainda pior. Podemos e precisamos aprender com tudo isso. Saiba que todo fim é também um recomeço, e todas as tragédias, sejam criadas ou inerentes à nossa existência, são também oportunidades para a nossa evolução.

Diante de tantas importantes reflexões que podemos fazer, quero destacar a necessidade de retirar os excessos. Estávamos consumindo demais e, por isso, precisando produzir cada vez mais. E comprando cada vez mais. E gastando cada vez mais. E tendo que trabalhar cada vez mais. E nos tornando cada dia menos humanos. E tendo cada vez menos tempo. E exigindo cada vez mais da nossa saúde física, emocional e espiritual. E dos relacionamentos, distantes que estávamos do tão importante ambiente familiar. Eram tantos excessos que a terra cansou e adoeceu gravemente.

Curiosamente, o vírus apareceu no lugar onde mais se produz. Apareceu como um “Vírus Michelangelo”, para tirar o que não era “David”. O mundo todo parou de produzir, pisou no freio e tem, agora, a oportunidade de voltar a ser obra de arte. Deus, às vezes, permite que o artista machuque a pedra, para que possa, sem os excessos, fazer com que se torne o que é: “David”.

Deus abençoe a todos.

Maurício Baniski é formado em Teologia, Eneagrama e Psicanálise, Palestrante do HCP em Londrina e Cambé, Pastor da Igreja Presbiteriana Comunidade Vida Nova, Capelão Empresarial e Conferencista nas áreas de Espiritualidade, Comunicação, Liderança e Relacionamentos.

Deixe seu comentário

WordPress Image Lightbox Plugin