A PROVISÃO DE DEUS E O PAPEL DO HOMEM

Fausto Carvalho

Um papel do homem muito evidente na modernidade é o de provedor do lar. No século XX, em geral, o homem era o responsável por colocar o alimento na mesa e por pagar as contas referentes a todos pertencentes ao lar, enquanto a mulher era responsável por cuidar do dia a dia da casa e pela educação dos filhos.

Com as mudanças que foram surgindo a partir da década de 1960, as mulheres começaram a sair mais de casa, a participar do mercado de trabalho, e houve transformação dos papéis familiares, com a mulher assumindo destaque como provedora no lar e reduzindo o papel do homem no fornecimento de recursos.

No momento atual, há uma transformação ainda maior com a questão da pandemia causada pelo Coronavírus. De repente, em poucos dias, muitas mudanças aconteceram: perdemos a liberdade de ir e vir, ficamos isolados das pessoas e muita insegurança surgiu em relação ao futuro e especialmente em relação a questão econômica e financeira.

Para muitos homens, houve queda nos recursos, alguns ficaram desempregados, outros impedidos de trabalhar ou de fazerem seus negócios, trazendo medo e desespero aos corações. E uma dúvida: se não consigo prover recursos para minha família, qual o meu valor?

Precisamos olhar para a Palavra de Deus. O Senhor sempre está atento ao nosso clamor e às nossas necessidades. Porém, além disso, é preciso olharmos para algumas questões que aprendemos na Bíblia Sagrada:

Em primeiro lugar, quem provê é Deus. Abraão, quando questionado por seu filho Isaque, a caminho do holocausto, sobre onde estaria o cordeiro, em sua sabedoria, respondeu: o Senhor proverá. Deus é quem provê, e não as nossas mãos.

Em segundo lugar, nossa meta é entender o propósito de Deus para nós e para nossa família. A palavra provisão é composta do prefixo “pró” (que significa “a favor de”) e “visão”. Saber qual é a visão de Deus para a família, qual o papel do homem (sacerdote e profeta no lar), da esposa e dos filhos é essencial para o desenvolvimento de um ambiente saudável e abençoador.

Em terceiro lugar, Deus demonstra seu cuidado conosco desde a natureza. Temos um desejo muito grande por ter controle sobre as situações. No entanto, não conseguimos aumentar cinco minutos em nosso tempo de vida e o fato de nos preocuparmos não nos ajuda a resolver nenhuma situação desagradável. Jesus nos ensinou que se Deus cuida dos lírios dos campos e das aves dos céus, quanto mais de nós!

Que você seja um homem com propósitos, e um pai de família que sabe confiar na provisão e no cuidado de Deus.

___________________

*Fausto Carvalho é Médico Pediatra, Mestre em Educação, palestrante e escritor, autor do livro “Pai sem Sacrifício”. Natural de Assis/SP, reside em Itaí/SP, é casado com a Juliana e pai do Rafael e do Vinícius.

Deixe seu comentário

WordPress Image Lightbox Plugin